terça-feira, 1 de setembro de 2009

Dupla escreve livro em troca de e-mails

A quatro mãos

Os escritores Emilio Fraia e Vanessa Barbara escreveram "O Verão do Chibo" (ed. Objetiva, R$ 26,90) quase inteiramente pela internet, em uma troca que resultou em 2.141 e-mails.

Recentemente, os autores receberam a notícia de que são finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura, que vai conceder R$ 200 mil aos ganhadores.

A reportagem sobre os dois vocês leem na edição de hoje do caderno Informática: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/informat/fr2207200918.htm

A seguir, confiram trechos da entrevista concedida em dupla por e-mail.

FOLHA - Vocês se consideram nerds, passam muito tempo na rede? Quais são seus sites favoritos?

VANESSA - Nos primórdios da internet, eu tinha modem discado e todo dia, depois da meia-noite, entrava no IRC. Lá ficava até os olhos caírem, escrevendo tresloucadamente e incomodando os frequentadores do canal #X-Files. É esquisito dizer isso, mas acho que cheguei a apurar meu estilo naquelas madrugadas, digitando as maiores bobagens que me vinham à mente, na velocidade do pensamento. No IRC, essa coisa de escrever rápido e muito, gerando lag para os outros, banindo todo mundo que dissesse a palavra “pato” e falando de tudo, de tudo mesmo, menos de Arquivo-X, foi muito importante pra soltar o meu jeito de escrever, não temer arriscar, prestar atenção no leitor, enfim. Outra coisa que comecei a fazer na época da Internet 1.0 foi "A Hortaliça", um zine que mantenho até hoje e está na 78a. edição (www.hortifruti.org). Foi com "A Hortaliça" que arrumei meus melhores empregos e olha que aquilo é um repositório de inanidades. Recentemente migrei para o Mac e virei fã.

EMILIO - Até hoje me atormenta aquele barulho de quando uma mensagem chegava, no ICQ. Eu tinha um zine que era de papel na época do colégio e depois migrou pra internet, o extinto Givago (www.givago.com). Isso sem falar que alguns livros fabulosos na verdade são blogs, como o "Diario argentino", do Witold Gombrowicz, os diários do Kafka e do Bioy Casares e o "Sea and Sardinia", do DH Lawrence.

Nenhum comentário:

Postar um comentário