terça-feira, 20 de outubro de 2009

Atividade de informática Laboratório de Informática Escola Vila Nova

Histórico da Informática na Educação

Nome: ______________________________ Série: _____________

1. De acordo com o texto, preencha os espaços com as palavras abaixo:

culturas/ Papert/ entendimento/ informática/ contexto social/ computador/ aluno/ softwares/ inserção/ modalidades/ computadorizadas/ educacionais/ tecnologia/ processo/ educativa/ aprender


Do mesmo modo como a educação no Brasil, a informática na educação brasileira também recebeu influência da educação de outras __________. Na década de 80, liderado por_____________, chegou ao nosso país o movimento que denominou-se de Filosofia e Linguagem LOGO. Por meio desse movimento __________ divulgou idéias que defendiam que o computador é um instrumento que catalisa conceitos complexos, permitindo assim que o aluno trabalhe estes conceitos de maneira simples e lúdica. A partir desse _________________ desenvolveu-se uma linguagem de programação para crianças.
Dentre os inúmeros movimentos que surgiram na ______________ educativa, um deles se destacava por defender o ensino do computador como instrumento, ou seja, focava-se no ensino e aprendizado da computação. Sob essa perspectiva, uma vez o ___________________ necessitava de profissionais com conhecimentos de informática, era preciso que as instituições de ensino formal se preocupassem em ensinar esse instrumento (focando-se no equipamento e no uso dos softwares de mercado – processadores de texto, planilhas eletrônicas, navegadores, etc.).
Além de o _______________ ser utilizado para ensinar sobre computação, é também utilizado para ensinar praticamente qualquer assunto. No ensino de informática o computador é usado como objeto de estudo, em que o __________ o utiliza para adquirir conceitos teórico-práticos sobre informática, como princípios de funcionamento do computador, _______________ disponíveis, noções de programação e implicações sociais do computador na sociedade.
A _____________ do computador na educação gerou e ainda tem gerado uma espécie de revolução nas teorias sobre a relação ensino-aprendizagem existentes anteriormente, sobretudo por dois motivos principais: 1. Computadores podem ser utilizados para ensinar, funcionando como tutores eletrônicos. A diversidade de softwares educacionais produzidos e as várias ______________ de utilização do computador levam a concluir que trata-se de uma tecnologia extremamente útil no processo de ensino-aprendizagem. 2. A análise de softwares educacionais demonstra que eles podem ser utilizados como versões __________________ das metodologias de ensino presencial. Por meio da história do desenvolvimento de softwares _________________ percebe-se que os primeiros programas implementados eram versões computadorizadas daquilo que acontecia na sala de aula presencial, porém isso é um processo natural que ocorre com a inserção de qualquer nova _____________ na sociedade.
Para efetivar o _____________ de incorporação do computador como mídia na educação são necessários basicamente quatro elementos fundamentais: o próprio computador, os softwares educativos, o professor preparado para utilizar-se do computador como mídia _____________ e o aluno motivado para uma nova forma de ________________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário